Um software feito pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga a pedido das associações de municípios de Santa Catarina está sendo visto por profissionais da área como um grande avanço para a construção civil no estado. O programa, desenvolvido em arquitetura web é direcionado aos setores de planejamento e obras para o controle de convênios federais, contratos de empreitada, termos aditivos e andamento de obras de forma integrada com uma ferramenta de confecção de orçamentos, sendo estes nos padrões da Caixa Econômica Federal (DTB), e com disponibilidade de todas as tabelas SINAPI, SEOP, DER, DNIT, DEINFRA e outras que podem ser integradas sob solicitação.
O sistema é vinculado à tabela SINPAI/SC de construção civil atualizada mensalmente, sendo que, os resultados de: orçamento, cronograma, orçamento pós-licitação, cronograma pós-licitação, orçamento reprogramado, cronograma reprogramado, boletim de medição, resumo da medição e ofício, são gerados automaticamente nos padrões da DTB da Caixa Econômica Federal.
As atualizações de valores que até então precisavam ser feitas todas manualmente agora serão feitas de maneira automática, o que dará celeridade aos trabalhos.
A Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL iniciou contato com os municípios associados visando mostrar os benefícios deste programa, que demanda um investimento pequeno se comparado com os benefícios que trará.
Para a contratação do Programa de Gestão de Obras o município deve ser consorciado ao Ciga e celebrar o contrato de rateio.
Mais informações sobre o assunto podem ser colhidas com o setor de engenharia da AMUREL.
Álvaro Dalmagro – Ascom AMUREL