A partir da próxima quarta-feira (29), Criciúma sedia a AgroPonte: Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar. A Federação Catarinense de Municípios – FECAM apoia a realização do evento e ministra palestras do Seminário sobre Agricultura Familiar, que ocorre na quinta-feira (30) a partir das 15h.
O presidente da Federação, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis, abre o Seminário que acontece no Teatro Municipal Elias Angeloni. Em seguida, o coordenador de Tecnologia da Informação da FECAM, Emerson Souto, fala sobre o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS. O sistema é uma ferramenta desenvolvida pela FECAM que traz dados e informações para auxiliar a busca de desenvolvimento dos municípios. O sistema conta com um Banco de Dados onde constam o PIB e Valor Adicionado da Agropecuária, índices que demonstram o crescimento dos municípios.
O diretor-executivo do Consórcio de Informática da Gestão Pública Municipal – CIGA, Gilsoni Albino, também apresentará palestra a respeito da Nota Fiscal do Produtor Rural. Voltada para a comercialização da produção primária, a emissão da Nota Fiscal traz informações sobre a materialização da produção (PIB) e ajuda a compor o índice de apuração do ICMS dos municípios. A tributação do ICMS é quase toda diferida para o produtor rural, ou seja, o recolhimento é obrigação da indústria e não do pequeno produtor. Além disso, com a Nota Fiscal serve para o agricultor como comprovante de trabalho para aposentadoria e os demais benefícios do INSS, além de ser também documento para alguma possível necessidade de cobrança financeira. Sem contar, que por meio da Nota Fiscal de Produtor Rural que o agricultor pode comprovar renda e assim garantir financiamentos.
AgroPonte – A Feira ocorre de 29 de agosto a 1º de setembro, no Pavilhão José Ijair Conti. Além da exposição de equipamentos, serviços e produtos relacionados ao agronegócio e à agricultura familiar, a feira contará ainda com seminários, palestras técnicas e apresentações. O objetivo do evento é agrupar, integrar, relacionar e promover o desenvolvimento individual e coletivo dos setores da avicultura, agricultura, pecuária e suinocultura, apicultura, fruticultura, piscicultura, turismo de negócios, meio ambiente e ecologia.
Assessoria de Comunicação FECAM