Preocupada com a crise que o setor aviário vem enfrentando, a bancada catarinense em Brasília esteve ontem (5) nos ministérios da Agricultura e no da Fazenda e na Conab, em busca de soluções imediatas para o setor.
No Ministério da Agricultura o deputado Ronaldo Benedet entregou ao ministro Mendes Ribeiro uma carta da Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Santa Catarina – AMREC, pedindo apoio integral aos avicultores, sendo que a produção intensiva de animais – avicultura, suinocultura e a bovinocultura de leite representam mais de 50% da economia agropecuária catarinense. Essas atividades estão passando por uma crise em função da escassez e do alto custo de grãos, que são a matéria prima principal na alimentação animal.
De acordo com técnicos do setor a situação se agravou em decorrência da perda de 900 mil toneladas de milho na safra 2011/2012 causada pela estiagem, elevando o déficit do grão em Santa Catarina para mais de 2,7 milhões de toneladas. "Estamos esperando uma posição do Ministério da Fazenda para resolvermos o assunto dos avicultores brasileiros. Vamos dar uma atenção especial para os avicultores no Sul de Santa Catarina, iremos buscar junto ao BNDS uma solução imediata para as pequenas indústrias", destacou o ministro Mendes Ribeiro.
No Ministério da Fazenda a bancada esteve em audiência com o Subsecretário da Receita Federal, Carlos Roberto Okaso. "Pedimos que o governo dê um apoio financeiro às pequenas e médias empresas do setor de frango pelo Governo Federal, através do BNDES, dando os mesmos benefícios que foram dados às grandes empresas do setor, utilizando os créditos de ICMS como garantia para o crédito", enfatizou Ronaldo Benedet.
Na Conab também foi solicitado a venda com urgência de milho para Santa Catarina, nas modalidades balcão e VEP.
No próximo dia 19 de setembro, representantes de pequenas indústrias de avicultura e suinocultura serão recebidos pelo secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos Vaz. "Iremos pedir que a Conab venda com urgência milho para Santa Catarina, nas modalidades balcão e VEP (Venda de Estoques Públicos), diretamente para os produtores integrados das agroindústrias e que se viabilizem os mecanismos para transferir da região Centro Oeste para Santa Catarina, com o subsídio do frete diretamente aos compradores do produto", disse Ronaldo Benedet.
Álvaro Dalmagro – Ascom AMUREL, com informações de Franciele Fernandes (Ascom deputado Ronaldo Benedet)