A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mobilizou quase mil pessoas, em um auditório com 800 lugares, para a cerimônia de reinstalação da Subcomissão de Assuntos Municipalistas, no âmbito Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). No Petrônio Portela, do Senado Federal, segundo o presidente Paulo Ziulkoski, o movimento ganhou um espaço importante, onde os Municípios serão protagonistas.

A cerimônia de posse dos dirigentes da Subcomissão ocorreu durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na tarde desta terça-feira, 9 de julho. Esta Subcomissão é uma das reivindicações da CNM e foi atendida pelos senadores. "Deixamos para que esta solenidade acontecesse neste momento em que o Brasil está aqui", disse Ziulkoski.

Presidência
Agência CNMAgência CNMA presidente eleita por aclamação foi a senadora Ana Amélia (PP-RS). "Nós vamos dar prioridade para que os recursos sejam mais bem distribuídos. Nossa agenda é a agenda municipalista", prometeu a parlamentar.

Na ocasião, Ana Amélia elogiou a atuação de Paulo Ziulkoski frente ao movimento nacional. "Os municipalistas devem muito a um líder e tenho muito orgulho de que ele seja do meu Estado", ressaltou.

Para o cargo de vice-presidente da Subcomissão, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) foi o escolhido. "É um orgulho muito grande me dirigir àqueles que realmente comandam este país porque ninguém mora na União e ninguém mora nos Estados" declarou.

A importância deste espaço
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) falou na condição de presidente da CAE. "Essa Subcomissão será a casa dos Municípios. Nós temos que avançar na discussão do Pacto Federativo e do encontro de contas, pois os Municípios têm mais a receber do que são cobrados. Os senhores vão ver na prática o que estamos criando. Os senhores ganharam hoje um grande instrumento neste Parlamento".

O discurso do presidente Ziulkoski foi ainda mais exaltado e aplaudido por todos os presentes. "Chegou o nosso momento de mostrarmos que os Municípios estão lá na Constituição. Não somos um enfeite. Nós queremos contribuir, engrandecer o Senado".

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou que as reclamações dos prefeitos "se cruzam e se reforçam" com os pedidos feitos pelos brasileiros nas ruas. "Acho que entre os compromissos firmados amanhã com a presidente Dilma está o aumento do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Tenho certeza que ela não vai negar".


Continuação da Marcha
A cerimônia, que durou aproximadamente uma hora e meia, contou com a presença de vários senadores e deputados. Os prefeitos saíram satisfeitos e com a certeza de a representatividade municipalista no Congresso ter aumentado.

De lá os participantes seguiram para as reuniões de bancada, conforme constava na programação da Marcha.