A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Secretaria Regional de Tubarão reunirão prefeitos e secretários municipais de agricultura, na quarta-feira,18, às 10h, no auditório da SDR, para tratar sobre o CAR-Cadastro Ambiental Rural.
O objetivo da reunião é mostrar aos representantes dos municípios sobre este cadastro, programa do governo federal, que deverá ser implantado nos Estados, conforme prevê o novo código florestal LEI 12.651/2012.
O governo estadual estará fazendo um contato inicial e a apresentação do programa aos municípios, que posteriormente serão parceiros no desenvolvimento do CAR.
A SDS capacitou cerca de 50 técnicos para trabalharem com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. Os cursos foram ministrados pelos analistas Bernardo Trovão, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e Aline Menke, do Ministério do Meio Ambiente. "O cadastro é uma importante ferramenta para o planejamento ambiental e regularização", comentou.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais após a aprovação do Novo Código Florestal brasileiro em 2012. Seu objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Os agentes capacitados atuam em órgãos governamentais, como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma), associações de municípios de todo Estado, universidades, entre outros.


Fonte: Secretaria de Estado de Des Reg Tubarão