You are currently viewing Região da Amurel pleiteia armazém da Conab

Prefeitos, vereadores, secretários municipais de agricultura, lideranças regionais e o engenheiro agrônomo Deiviti Martins, representando a AMUREL estiveram na semana passada na sede da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab/SC, em São José, reivindicando que o governo federal atenda ao pedido das lideranças e determine a construção na região da Amurel de uma unidade de armazenamento de grãos. Recentemente o governo federal anunciou que destinará R$ 500 milhões para a construção de duas unidades: uma em Xanxerê, que atenderá as regiões Oeste e Meio Oeste e a segunda, no Sul. As lideranças regionais querem que esta seja construída na região da Amurel.

No rol de argumentos que buscam convencer as autoridades governamentais a atender ao pedido estão: o longo período que a região sofre com as distâncias para transporte de grãos e insumos, o que onera o custo final dos produtos; dificuldade no transporte, que se dá pela Serra do Rio do Rastro, onde há restrições naturais de tráfego de grandes caminhões, ou pela BR-101, com problemas de congestionamentos em trechos onde a duplicação não foi concluída, como na ponte em Cabeçuda, em Laguna, túnel do Formigão, em Tubarão, ou no Morro dos Cavalos, em Paulo Lopes. Além destas, a forte vocação agropecuária da região e o que este setor representa no movimento econômico e na geração de emprego e renda também foram destacadas pelo grupo.
As lideranças regionais foram recepcionadas na Conab pelo superintendente regional Sione Lauro de Souza e pela gerente de operações Maria de Lourdes Nienkoetter, que disseram estar cientes das necessidades e que acompanham o crescimento do setor agrícola do Sul. Os dois garantiram que emitirão um relatório, que será encaminhado a Brasília através da deputada federal Luci Choinacki, presente à reunião, que intervirá junto à ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti e aos órgãos ligados ao setor agrícola, buscando indicar para o sul de Santa Catarina a construção do armazém.

 

Assessoria de Imprensa – AMUREL