A AMUREL envia hoje um técnico para Blumenau, onde ocorrerá amanhã (8) e quarta-feira um encontro que mostrará noções sobre o Sistema de Cadastramento do Cadastro Ambiental Rural – Sicar. O treinamento está a cargo do Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS e visa a formar multiplicadores em todas as microrregiões do Estado, para que os mesmos possam repassar o conhecimento aos técnicos nos municípios. O Sicar é uma ferramenta que será utilizada em Santa Catarina e em todo o território nacional para o desenvolvimento do Cadastro Ambiental Rural – CAR. O engenheiro agrônomo da AMUREL Deiviti Martins, que integra o Colegiado de Agricultura da entidade representa a Associação no evento. Ainda não há uma data marcada para a capacitação nos municípios.
O que é o Cadastro Ambiental Rural
É um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – Sinima, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Os órgãos ambientais em cada estado e no Distrito Federal disponibilizarão programa de cadastramento na rede mundial de computadores (internet), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais.
Assessoria de Imprensa – AMUREL