A Federação Catarinense de Municípios – FECAM alerta as prefeituras que o prazo de preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social – SUAS 2013 – questionário Gestão Municipal e CREAS – foi estendido até o dia 29 de novembro. A prorrogação se deve ao fato de que diversos sistemas eletrônicos do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS têm apresentado instabilidade nas últimas semanas, dentre eles, o aplicativo eletrônico de preenchimento do Censo SUAS 2013.
A FECAM ressalta que a digitação dos dados no sistema eletrônico é o último passo na realização do Censo. Portanto, é fundamental que o município imprima os questionários em papel para que seja feita a coleta dos dados, pois invariavelmente o levantamento das informações demanda consultas a diversos técnicos da prefeitura. O levantamento cuidadoso das informações é a etapa mais importante, demorada e trabalhosa, e deve ser realizada preferencialmente no questionário em papel, para posterior digitação no sistema. "Se todas as informações já estiverem preenchidas no questionário em papel, o tempo de conexão para preenchimento do questionário eletrônico é infinitamente menor, diminuindo assim o risco de instabilidades do sistema", explica a assistente social da FECAM, Janice Merigo.
Para baixar os questionários clique no link ao lado: https://www.mds.gov.br/sagissl/censo2013/auth/index.php. Janice adverte ainda que, quando muitos municípios e estados tentam preencher o aplicativo on-line ao mesmo tempo, o sistema se torna lento, por isso, não deixe para preencher nos últimos dias.
"Lembramos da obrigatoriedade de preenchimento dos questionários", disse a assistente social. As prefeituras que não efetuarem o preenchimento do Censo, ou mesmo aquelas que preencherem fora do prazo, poderão sofrer sanções administrativas levando, inclusive, bloqueio de transferência de recursos pelo governo federal ao Fundo Municipal de Assistência Social.

Censo
O censo tem por objetivo coletar informações gerais sobre as Secretarias Municipais de Assistência Social, e deverá ser respondido por todos os municípios que possuem equipamentos sociais (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Centro POP). No município, o responsável pelas informações deverá ser o Secretário de Assistência Social ou pessoa por ele designada.
As datas para os seguintes questionários são: Gestão Municipal e CREAS – 18 de setembro (início) e 29 de novembro (encerramento); CRAS e Centro POP – 30 de setembro (início) e 13 de dezembro (encerramento); acolhimento – 14 de outubro (início) e 13 de dezembro (encerramento), conselhos e gestão estadual – 21 de outubro (início) e 13 de dezembro (encerramento) e período de retificação – 14 de dezembro (início) e 20 de dezembro (encerramento).
Confira no quadro abaixo:

Questionário
Data de Início
Data de Encerramento

Gestão Municipal
18 de setembro
29 de novembro

CREAS

CRAS
30 de setembro
13 de dezembro

Centro POP

Acolhimento
16 de outubro
13 de dezembro

Conselhos
28 de outubro
13 de dezembro

Gestão Estadual

Período de Retificação
14 de dezembro
20 de dezembro


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação