Alerta Municípios do Brasil! – Sem recursos, os Municípios irão parar. Com este lema, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca os prefeitos para a última mobilização do ano. Desta vez, em duas etapas. A primeira com ações dentro dos Municípios, com a participação dos servidores e da sociedade. A segunda, no Congresso Nacional, em Brasília, com a presença de prefeitos e demais gestores.

O objetivo, segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é mostrar a grave situação dos entes municipais no que diz respeito às receitas e ao financiamento de programas federais. De 2 a 6 de dezembro, o palco para a mobilização serão os próprios Municípios. E no dia 10, o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.

A pauta desta mobilização é formada pelos temas de maior interesse do movimento municipalista ao longo de 2013. São eles: o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a distribuição dos royalties de petróleo – que aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF); o Encontro de Contas Previdenciário e os pisos do magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde.

Recomendações
Um hotsite foi elaborado pela CNM com sugestões de manifestações a serem feitas no âmbito municipal. As entidades estaduais e microrregionais podem ser procuradas pelos prefeitos para que elas também possam orientá-los. Vídeos que demonstram a realidade financeira e as inúmeras atribuições das prefeituras estão disponíveis para visualização e divulgação.

Na página também é possível fazer o download de material gráfico. Há o espaço, com uma breve explicação, de cada um dos pontos da pauta. E, a Confederação pede que as informações também venham dos Municípios. Os gestores podem enviar relatos, fotos, vídeos e documentos para o e-mail mobilizacao@cnm.org.br. A CNM quer divulgar para a imprensa nacional tudo o que acontecer nos Municípios nos dias 2 a 6.

Telefone, fax e e-mail de todos os deputados e senadores estão listados afim de que os gestores e a comunidade possam entrar em contato e pedir o apoio deles em favor do municipalismo. "Se cada gestor mobilizar pelo menos 20 pessoas, teremos mais de 100 mil e-mails enviados para o Congresso Nacional", afirma Ziulkoski.

As inscrições para a mobilização podem ser feitas via hotsite ou em contato telefônico com a CNM.

 

Fonte: CNM