You are currently viewing Reservatórios de hidrelétricas de maior capacidade de armazenamento chegam a 38%

As hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste – que concentra 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios país – estão com nível dos reservatórios de água em 38,87%. É o que indica o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em fevereiro do ano passado, de acordo com o órgão, o nível estava em 45,48%. E, no mesmo mês de 2012, chegou a 80,13%. No Nordeste, o nível dos reservatórios está em 42,81%; no Sul, atinge 52,72%; e, no Norte, o indicador chega a 65,91%.

Consumo de energia
Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, foi quebrado mais um recorde de consumo instantâneo de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, com 65.708 megawatts médios (Mwm). O Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, com demanda máxima de 51.187 Mwm às 15h41, registrou o segundo recorde na semana.

Racionamento
Três Municípios do interior de São Paulo estão enfrentando racionamento de água em decorrência do nível dos reservatórios. São eles: Itu, Valinhos e Vinhedo. "Eles vão fazer acompanhamento diário, tomar as providências no sentido de minimizar os riscos de desabastecimento, principalmente dando prioridade ao consumo humano", destacou o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

Segundo ele, embora algumas cidades já estejam adotando o rodízio de abastecimento, os Municípios atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ainda não passam por racionamento. A companhia abastece 364 do total de 645 municípios do estado.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil