O Diário Oficial da União publicou na edição de ontem, quarta-feira, 2, a Portaria 773, de 1º de abril de 2014, assinada pelo superintendente de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Fabio Faizi Rahnemay Rabbani, inscrevendo o aeroporto público de Jaguaruna – Regional Sul, no cadastro de aeródromos. A inscrição tem validade de 10 anos. Ontem também, o Instituto de Cartografia (ICA) do Ministério da Aeronáutica acaba de publicar o NOTAM autorizando pousos e decolagens e abertura do tráfego aéreo no aeroporto. "É um sonho regional que se torna realidade. Um sonho que nasceu dentro da Associação e que no decorrer do processo teve o engajamento e envolvimento de várias outras entidades, pessoas e empresas. Parabéns a todos que trabalharam e se empenharam em prol da concretização deste sonho", diz o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann.
Para marcar esta grande conquista, o governador Raimundo Colombo fará a inauguração do início das operações do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, nesta sexta-feira (4), às 9h, em Jaguaruna. O avião oficial do Governo do Estado pousará com uma comitiva inaugurando pousos e decolagens. "É mais uma etapa vencida. Agradeço toda a equipe da Secretaria de Infraestrutura num resultado do trabalho de meses de toda a equipe. Vamos fazer agora as últimas tratativas para que na sexta-feira pouse a primeira aeronave nesse aeroporto, tão importante para a região sul e para Santa Catarina," conclui aliviado o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi irá beneficiar uma população de 900 mil pessoas de 48 municípios do Sul de Santa Catarina. O local possui área de 311 hectares, o equivalente a 377 campos de futebol, e possui a maior pista do estado, com 2,5 mil metros de comprimento por 30 de largura. Ele foi projetado para receber aeronaves de grande porte, como o Boeing 761 e o Airbus 320. Os investimentos para construção foram de R$ 60 milhões.

A construção do Aeroporto iniciou em 2000, com a pista para pouso e decolagem sendo concluída em 2006. A empresa RDL Aeroportos foi a vencedora da licitação para administrar o aeroporto e a negociação com empresas aéreas a partir desde momento já está liberada.

O aeroporto poderá operar aeronaves como ATR-72 (até 68 passageiros), Fokker 100 (até 107 passageiros).
"Hoje é um dia que ficará na história, a tão esperada homologação saiu, e também a publicação pelo ICA da inclusão do Aeroporto Humberto Bortoluzzi na rede privativa dos pilotos, ou seja, amanhã já podemos ter pousos e decolagens em Jaguaruna – JJG. Agora inicia uma nova etapa, a de contratação das empresas. O Estado já iniciou a contratação da repintura das faixas e a colocação do mobiliário, ar condicionado, etc. Quero agradecer o emprenho pessoal do Secretário Valdir Cobalchini e do Governador Raimundo Colombo, que por diversas vezes, com intuito de acelerar, foram pessoalmente nos órgãos que analisaram de forma criteriosa o nosso Aeroporto, quais sejam, Anac, SAC, ICA, Decea, Comar e Sindacta", destaca o secretário regional Soratto Júnior.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL – com informações da assessoria de imprensa do governo do Estado