You are currently viewing Aeroporto de Jaguaruna é inaugurado. Autoridades destacam a importância da AMUREL no processo

Quando o governador Raimundo Colombo pisou na pista do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, hoje de manhã (4), simbolicamente, como autoridade máxima do Executivo estadual já estava inaugurando as instalações do tão esperado e sonhado aeroporto. Colombo foi o primeiro de uma comitiva do governo a desembarcar do avião do Estado para a solenidade oficial de inauguração do local. O vice-governador Eduardo Moreira, secretários de Estado, deputados estaduais e federais também faziam parte da comitiva.

Dezenas de prefeitos, vices, vereadores, autoridades da aeronáutica, militares, empresários e curiosos aguardavam o avião vindo de Florianópolis, que marcaria a inauguração do aeroporto. Entre as autoridades que aguardavam em terra, o presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, e o vice-presidente da Associação, prefeito de Pescaria Brava Antônio Honorato. Entre os convidados a se pronunciar no palanque, o deputado federal Edinho Bez foi o que mais enfatizou a importância da Associação de Municípios da Região de Laguna para que o tão almejado aeroporto pudesse um dia se tornar realidade. "Foi a AMUREL que, junto com a Amrec e a Amesc encomendou os estudos de viabilidade do aeroporto, justamente num momento crítico em que se percebia muita gente cética e outros até torcendo para que não desse certo [a ideia de construção]. Foi uma atitude importante que não deixou o assunto esfriar", disse o deputado.

O próprio governador Colombo, o vice, Eduardo Moreira, o presidente interino da Assembleia, Joares Ponticelli, o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão Estêner Soratto da Silva Júnior e o prefeito de Jaguaruna Luiz Napoli também citaram a AMUREL em seus pronunciamentos, ratificando o trabalho executado pela Associação ao longo desse período. Estêner chegou a escrever seu pronunciamento, nominando cronologicamente os fatos, pessoas e instituições que, no sua ótica, foram importantes.

Depois de mais de 12 anos de lutas envolvendo inúmeras entidades, órgãos e pessoas, no último dia 2 o Diário Oficial da União publicou a Portaria 773, de 1º de abril de 2014, assinada pelo superintendente de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Fabio Faizi Rahnemay Rabbani, inscrevendo o aeroporto público de Jaguaruna – Regional Sul, no cadastro de aeródromos. A inscrição tem validade de 10 anos. No mesmo dia, o Instituto de Cartografia (ICA) do Ministério da Aeronáutica publicou o Notam autorizando pousos e decolagens e abertura do tráfego aéreo no aeroporto. Era o fim de um ciclo e o reavivamento da expectativa dos benefícios que o aeroporto representa para a região. "O tempo dirá o que o aeroporto pode significar para o desenvolvimento econômico e social da região. Nós da AMUREL acreditamos que é uma das mais importantes estruturas para desenvolvimento que a região já teve. Somemos a ele a duplicação da BR-101, com a respectiva liberação dos gargalos do Formigão, Ponte de Cabeçuda e Morro dos Cavalos", disse o presidente Moacir.

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi irá beneficiar uma população de 900 mil pessoas de 48 municípios do Sul de Santa Catarina. O local possui área de 311 hectares, o equivalente a 377 campos de futebol, e possui a maior pista do estado, com 2,5 mil metros de comprimento por 30 de largura. Ele foi projetado para receber aeronaves de grande porte, como o Boeing 761 e o Airbus 320. Os investimentos para construção foram de R$ 60 milhões. O aeroporto poderá operar aeronaves como ATR-72 (até 68 passageiros), Fokker 100 (até 107 passageiros).

A construção do Aeroporto iniciou em 2000, com a pista para pouso e decolagem sendo concluída em 2006. A empresa RDL Aeroportos foi a vencedora da licitação para administrar o aeroporto e as negociações com empresas aéreas que possam operar no aeroporto já iniciaram.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL

Fotos: Álvaro Dalmagro