O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann e o coordenador administrativo da Associação Everson Guimarães visitaram a Câmara de Vereadores de Treze de Maio ontem (19) à noite. A visita, solicitada pelo vereador Jairo de Souza, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação a princípio serviria para esclarecer aos demais vereadores da Casa, detalhes dos estudos que a AMUREL vem fazendo a fim de elaborar um projeto que solucione problemas de alagamentos em um rio que atravessa a periferia da cidade. “Nós queríamos ir até a AMUREL, mas o diretor disse que fazia questão de vir até aqui, o que considerei um ato de extrema humildade e solicitude”, disse Jairo.
Em razão da visita, a AMUREL incluiu na pauta uma apresentação mais detalhada da Associação aos vereadores, contando resumidamente a gama de serviços prestados aos municípios, além de um breve relato das lutas e campanhas municipalistas em que a AMUREL esteve envolvida, e em outras em que continua engajada. “Temos nosso lado de assessoramento técnico, que é muito forte e o que demanda maior desprendimento e esforço nosso, mas temos nosso envolvimento nas lutas municipalistas, que também é muito importante e que é a razão principal da existência da AMUREL. Na semana passada, por exemplo, estive na Marcha dos Prefeitos (XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios), em Brasília. Foi a maior e mais importante Marcha das quais participei, e mais uma vez avançamos em nossas negociações com o governo”, disse Celso, se referindo à instalação da Comissão Especial na Câmara dos Deputados para a votação, no mínimo de sessões regimental, do projeto que aumenta em 2 pontos percentuais do Fundo de Participação dos Municípios; à inclusão na ordem do dia a apreciação da Liminar concedida pela Ministra Carmen Lucia na ADI 4917 – Royalties oriundos da plataforma continental; e à responsabilização da União em relação ao financiamento dos pisos das categorias, com o pagamento total do benefício, a exemplo do proposto no piso do agente comunitário. O presidente da Associação, prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo e outros prefeitos e vices também participaram da Marcha.
O prefeito de Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi, o Keke também acompanhou a reunião e participou das conversas entre vereadores, representantes da AMUREL e o engenheiro agrônomo do município, Geraldo Eller, que também está envolvido nas pesquisas de campo para se encontrar a melhor alternativa.
A visita foi tão positiva que a AMUREL estabeleceu que passará a visitar todas as câmaras de vereadores, para prestar esclarecimentos sobre a Associação e buscar uma aproximação ainda maior com os poderes legislativos municipais. A próxima a ser visitada é Gravatal, com data ainda a ser definida. O presidente Moacir Rabelo já adiantou que também se integrará à comitiva da AMUREL sempre que puder.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL