O prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo, presidente da AMUREL, representou a Associação ontem (20) à noite, no primeiro dia do Seminário Nacional de Inovação, que ocorre na Unisul até hoje. O deputado federal Paulo Roberto Bornhausen abriu oficialmente o Seminário com o painel "A nova economia, o centro de inovação e o futuro do emprego". O evento ocorreu no Salão Nobre da Universidade. Bornhausen defende que a melhoria da produtividade e, como consequência, os salários de Santa Catarina dependem das políticas que adotarmos em relação à inovação. O parlamentar apresentou um diagnóstico segundo o qual o estado possui um modelo econômico que se aproxima do esgotamento e tem a pior média salarial dos três estados do Sul do país. Paulo Roberto Bornhausen atuou como secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS até abril deste ano e é um dos principais articuladores da criação dos centros de Inovação no estado. Ainda durante o painel, ele afirmou que o modelo estrutural dos prédios foi inspirado em centros de Barcelona. "Temos que pensar grande. A intenção é transformar Santa Catarina no estado da inovação".
O Centro de Tubarão ficará localizado no bairro Revoredo. O projeto da obra já foi aprovado e a expectativa é de que elas iniciem em breve. Além de Tubarão, outros 11municípios catarinenses devem receber os centros.
A primeira noite do Seminário Nacional de Inovação também contou com a participação do reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Clair Teixeira de Souza, do vereador Edson Firmino e do empresário Glauco Caporal.
Mesa redonda
O presidente Moacir Rabelo participou da segunda etapa do evento, uma mesa redonda intitulada: Perspectivas para uma nova economia na Região da Amurel e a articulação com o Centro de Inovação. Mediada por Giovani Bernardo, participaram da mesa os presidentes das associações comerciais e empresariais de Tubarão, Eduardo Silvério Nunes; Braço do Norte, Lauro Rita da Silva; e Imbituba, Adilson Silvestre.
Moacir destacou a importância da intensificação com que o tema inovação tem sido tratado nos últimos tempos e projetou os ganhos que a região poderá ter em futuro breve com a implantação do Centro de Inovação de Tubarão. Moacir também respondeu a pergunta da plateia em relação à intenção de seu município implantar um polo tecnológico. As tratativas estão sendo feitas e o projeto poderá se concretizar a partir da doação de um prédio abandonado onde funcionou a Usina Termelétrica de Capivari – UTCA. As tratativas estão sendo feitas com a proprietária do local, a Tractebel Energia.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa