A AMUREL, que já compõe o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente – Cegema, foi convidada também a participar do Comitê Técnico Temático do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS). A indicação ocorreu na última reunião do Cegema, ocorrida neste mês, em Florianópolis, e a AMUREL será representada pelo engenheiro ambiental sanitarista da Associação, Alexandre Martins da Silva. A outra vaga será ocupada por Wilando Kurth, da Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI.
O SIDMS é responsável pelo Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), uma das ferramentas do Sistema de Indicadores, que tem como objetivo avaliar os municípios segundo seu nível de desenvolvimento sustentável. Além disso, esta ferramenta busca auxiliar os agentes públicos a se situar em relação a um cenário futuro desejável e a definir prioridades locais visando à conquista de patamares mais elevados de sustentabilidade e bem-estar social.
O papel de um sistema de indicadores de desenvolvimento, para qualquer recorte territorial, é medir aquilo que é considerado relevante dentro do conceito de desenvolvimento adotado, o que sempre envolve algum grau de subjetividade, notadamente no que toca: a) à noção de desenvolvimento escolhida; (b) à escolha dos indicadores e variáveis; (c) e os parâmetros de classificação dos resultados.
Para cada dimensão foram definidos alguns aspectos da realidade que poderiam traduzir mais adequadamente suas condições de desenvolvimento levando em conta as limitações de disponibilidade, confiabilidade e a atualidade dos dados.
O Comitê Temático tem a função de orientar e participar da análises de dados e informações disponibilizadas pelos gestores, bem como a certificação da fonte de informações e credenciamento de novas consultas.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL