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Assessores de imprensa das associações de municípios e das prefeituras de Santa Catarina se reuniram nessa quarta-feira (10) em Lages, na sede da Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES) para tratar de vários temas relacionados à atuação destes profissionais nas associações e nos municípios. Um deles foi o diagnóstico feito pelo Colegiado de Assessores dos Municípios de Santa Catarina- Colecom sobre a atividade de assessoria de comunicação nas prefeituras catarinenses. O levantamento parcial mostra que dos 295 municípios, 225 têm assessor de comunicação, com e sem formação acadêmica adequada para desempenhar a função, e que, portanto, 70 municípios não possui este serviço na prefeitura. O diagnóstico permitira no futuro traçar estratégicas de atuação e intervenção para que hajam avanços e melhorias nesta atividade profissional e no processo de comunicação das prefeituras.
Outro tema que demandou bastante tempo do período de quase 4 horas da reunião foi a intenção de as associações formarem colegiados regionais de assessores de comunicação. Cinco associações já possuem estes grupos de trabalho, mas é precisa avançar. “Minha missão à frente do Colecom é terminar 2015 com colegiados em todas as 21 associações do estado, até mesmo nas associações que não possuem assessoria de comunicação”, disse o coordenador do Colecom estadual, Onéris Lopes, também assessor da AMURES. A AMUREL esteve representada na reunião pelo jornalista e assessor de comunicação da Associação, Álvaro Dalmagro, e pelo assessor de comunicação de São Ludgero, Bertoldo Weber, na condição de convidado. O Colecom entende como um ato de grande importância o fortalecimento da atividade de assessoria de comunicação nos municípios e defende a integração e fortalecimento da atividade através da criação dos colegiados regionais e estadual. Na AMUREL o referido colegiado está em fase de criação e consolidação.
O tema central da reunião girou em torno dos detalhes para a realização do seminário estadual de assessores de comunicação dos municípios, de órgãos públicos e de associações de municípios de Santa Catarina, planejado para acontecer nos dias 12 e 13 de novembro, em Florianópolis. Foram tratadas questões como: temas para serem discutidos durante o evento, patrocínios, apoios, organização, palestrantes, investimento, mobilização estadual e regional.
Treinamento para novos portais
Os técnicos em Tecnologia da Informação da AMUREL Everson Guimarães e Ivo Schmidt também aproveitaram a ida até a AMURES para treinamento para o gerenciamento dos novos portais das associações e participaram da reunião com os assessores de comunicação. O treinamento para o gerenciamento dos novos portais aconteceu no período da manhã e o de comunicação à tarde. A AMUREL terá em breve um novo portal, que permitirá a interação com o público mais ampla e ágil, com novas ferramentas e possibilidades de comunicação e divulgação das suas atividades.