You are currently viewing Grão-Pará – Estado de emergência

As chuvas fortes que caíram nos último dias, no Vale do Braço do Norte, causaram vários estragos nas estradas municipais e estaduais. A cidade mais atingida foi Grão-Pará e, por isso, o prefeito em exercício, Hélio Alberton (PP), decretará estado de emergência hoje.

Sete pontes baixas (pontilhões) de madeira, duas pênseis e aproximadamente 400 quilômetros de estradas foram praticamente destruídos. “Caíram barreiras, abriram-se crateras, valetas entupiram, houve alagamentos e o areão foi de água abaixo”, relata o assessor especial da prefeitura, Dione Heinzen.

Duas residências na comunidade de Capivaras Alta foram alagadas, um cano que transporta água do Samae de Grão-Pará foi rompido e, na localidade de Serra Furada, o leito do rio tomou conta da estrada. Já a rodovia SC-439, que liga Grão-Pará a Urubici, na serra, está interditada.

A passagem é possível através de um desvio, na comunidade de Rio Arião, por Rio Fortuna. “Nas proximidades da comunidade de Ilha Grande, a cabeceira da ponte foi danificada, na rodovia estadual”, reforça Dione.

As comunidades fortemente atingidas foram Barra do Rio do Meio; Serra Furada; Capivaras do Meio; Aiurê; Barrinha do Aiurê; Braço Esquerdo; São Camilo; Capivaras Alta; e Ilha Grande.

Ontem, o prefeito em exercício e o licenciado, Amilton Ascari (PFL), foram à secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão conversar com Ademir Matos (PMDB). Pediram que o governo estadual coloque à disposição do município máquinas do Deinfra para auxiliar na recuperação.

Inúmeras famílias estão impossibilitadas de retirar das propriedades as suas produções, como fumo, suínos e leite. Uma equipe da prefeitura tem feito um levantamento dos prejuízos para encaminhar à Defesa Civil.

A última vez que o município sofreu as conseqüências das chuvas foi em fevereiro do ano passado. As prefeituras do Vale e as famílias das áreas rurais estão em alerta.

Fonte: Notisul Ed.2003