Para criar um plano de desenvolvimento para São Ludgero e garantir um crescimento equilibrado e organizado, é implantado no município um plano diretor. O prefeito Ademir Gesing, o Gogo, compara o projeto a um roteiro de vagens: “sabemos os caminhos a percorrer e onde queremos chegar é fundamental”.
Para ele, os municípios que cresceram sem um plano diretor enfrentam sérios problemas, resultantes do crescimento desordenado e muitas vezes, caótico. “Queremos crescer, mas preservando a qualidade de vida da população. Nossa cidade está dentro de uma região metropolitana e é importante que tenhamos um planejamento de curto, médio e longo prazo”, afirma o prefeito.
Recentemente, houve a nomeação dos membros que irão compor o Núcleo de Apoio para Execução de Plano Diretor, formado por representantes de diversas entidades e segmentos da sociedade. A elaboração do projeto ficará a cargo da Faepesul, da Unisul.
Dentro de um mês, deve ser realizada a primeira audiência pública. A intenção é que a comunidade também participe e aponte os problemas e necessidades do município, uma exigência do Ministério das Cidades.
Fonte: Notisul Ed.2003