O tradicional Encontro de Motociclismo, realizado há 13 anos em Termas do Gravatal, gera muito mais que animação, encontros e festa, pois, ao contrário do que muita gente pensa, o evento é responsável por uma grande movimentação financeira no município e região. Este ano o Encontro será promovido entre os dias 15 e 18 de março.
Todos os anos, aproximadamente 130 famílias disponibilizam suas casas, quartos e terrenos para locação. Segundo a secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marta Regis Fogaça, a procura por casas disponíveis aumentou além das ofertas. “Gravatal é uma cidade hospitaleira e as pessoas levam essa idéia a sério. As famílias utilizam este tipo de serviço, que acaba gerando uma economia informal, onde as famílias ganham um dinheiro extra. Muitas vezes, as pessoas que ficam na casa acabam voltando pelo tratamento diferenciado das famílias”, ressalta a secretária.
O casal Maria Valéria, 60, e Altamiro Mendonça Fernandes, 61, são pioneiros no aluguel das casas. Para Valéria, como é conhecida, o aluguel traz muito mais que uma renda extra. “Eu e meu marido tratamos eles como se fossem nossos filhos. Muitas das pessoas que já passaram por aqui ao longo desses 13 anos, quando passam em outras épocas acabam parando para nos visitar e conversar, pois se cria um vínculo muito grande com as famílias”, conta. Segundo o seu esposo, a casa já está alugada esse ano para uma família de Porto Alegre, a qual virá com seis pessoas e deixará para a família R$ 700. “Nunca mexeram em nada que era nosso. Todas as famílias que conheço, que também alugaram suas casas, não se incomodaram com nada”, ressalta Altamiro. Para o coordenador geral do evento, desde sua criação, Leonel Dinnebier, Gravatal está a cada ano superando as expectativas e mostrando que o evento realmente é grandioso. “O Encontro mexe com todas as cidades da região. Todos os hotéis na cidade estão lotados e de cidades vizinhas, como Braço do Norte, Orleans e Tubarão também estão tendo grande procura”, conta.
De acordo com o organizador, o evento recebe em torno de 2,5 mil motociclistas de vários lugares do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e muitos outros. “Recebemos informações que virão até motociclistas da Argentina e Uruguai” enfatiza.
A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente estima uma participação de 30 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (48) 3648-2376. A secretaria estará aberta neste sábado, das 9 às 19 horas e, no domingo, das 9 às 18 horas.
Fonte: Folha do Vale Ed.520