O município de Tubarão foi destaque no 4º Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais, realizado na PUC, em Porto Alegre. A cidade esteve representada por três projetos criados pela secretaria de educação da prefeitura e um elaborado por uma professora da rede municipal. A ótima notícia é que todos foram publicados no evento e agora servirão de modelo para educadores de todo o país.
Uma das iniciativas tubaronenses que atraiu atenção foi o Projeto Alfabetização, implantado no ano passado pela secretaria de educação com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino nas classes iniciais.
As ações, na época, incluíram o incremento de dez horas/aula no total da carga horária dos professores envolvidos com classes de alfabetização.
“Com isto, o professor ganhou mais tempo para planejamento das aulas e para prestar atendimento individual ou em pequenos grupos aos alunos com dificuldade de aprendizado”, explicam as professoras autoras do projeto, Kátia Fernandes Machado e Ludimar Teresa de Oliveira.
Os resultados da iniciativa, inédita no sul do país, puderam ser observados já no fim de 2006, quando o índice de reprovação na primeira série caiu significativamente. Outra boa idéia apresentada no congresso e já aplicada nas escolas e CEIs de Tubarão, foi o projeto Contação de Histórias.
Segundo as professoras Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros, autoras do projeto, a intenção é propor a reflexão de uma prática educativa de qualidade e ampliar as condições necessárias para o desenvolvimento integral da criança.
Objetivo semelhante tem o projeto Era uma vez. Através dele, durante uma semana do ano, as crianças são levadas ao mundo da imaginação por meio de brincadeiras e contação de histórias. “O resultado é uma maior motivação do aluno, além da melhora do aprendizado”, destaca a diretora de ensino da secretaria de educação, Ludimar de Oliveira.
Um quarto projeto, de autoria da professora tubaronense Marlise de Medeiros Nunes de Pieri, sobre os procedimentos da avaliação escolar nos diversos níveis de ensino, também representou Tubarão no Congresso em Porto Alegre.
Fonte: Notisul Ed.2008