Na quinta-feira (1°/03) começaram a ser realizadas as obras de revitalização do Centro Histórico com a repavimentação da avenida Colombo Machado Salles. Nesse primeiro momento serão investidos R$ 600 mil, para revitalização de 12 mil m² de nova pavimentação com pavers tipo trava blocos, onde oscilam as cores da rua, faixa de pedestres e calçadas. Para a realização do projeto a prefeitura de Laguna investiu R$ 15 mil.

No dia 1º de fevereiro o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida esteve em Laguna a convite do prefeito Célio Antônio para fazer o lançamento da obra. Na oportunidade Luiz Fernando anunciou que Laguna é a primeira das três cidades pólos com Patrimônio Histórico a ser contemplada com a parceria do Bndes.

O arquiteto responsável pela obra é Diego Moraes que explica as modificações que a princípio ocorrerão. "O ponto de ônibus terá o local modificado, serão usados blocos cinza claro na avenida e cinza escuro nas faixas de pedestres". Com a revitalização, o pedestre será beneficiado e a orla terá um novo e charmoso traçado sem perder suas características.

Os moradores e comerciantes do Centro Histórico estão ansiosos, e a prefeitura de Laguna pede desde já a compreensão de todos já que serão 180 dias para execução da obra. Com início a partir da rótula do Centro Administrativo Tordesilhas em direção ao Supermercado Angeloni, serão aproximadamente 750 metros para o primeiro trecho de obras com retirada das lajotas e colocação dos pavers. Em toda a extensão da avenida Colombo Machado Salles (já sinalizada) no trecho em obras, não será permitido estacionar, já que a via da esquerda terá mão dupla.

Toda obra causa um pouco de transtorno e a intenção é causar o mínimo possível para melhorar a infra-estrutura do local, por isso a Polícia Militar estará no primeiro mês dando apoio no sentido de auxiliar o trânsito.

Fonte: Jornal de Bairro Ed. 384