O conselho Político-Empresarial para o Desenvolvimento da Região participará hoje da reunião de trabalho da Amurel, na sede da associação dos municípios, onde estarão presentes os prefeitos associados que também integram o Conselho Intermunicipal para a Construção do Aeroporto Regional Sul Catarinense (Cicarsc). Além dos demais assuntos em pauta relacionados aos municípios, está a elaboração de um cronograma de reembolso para os proprietários que ainda não foram indenizados pelas terras onde está o Regional Sul, em Jaguaruna – dos 62 proprietários de terras, 14 ainda não receberam a verba devida.
A participação do Conselho na reunião é decorrente da decisão tomada em consenso durante a sua segunda reunião ocorrida dia 16 em Imbituba (sexta-feira passada), onde estiveram reunidas lideranças empresariais, políticas e a sociedade civil organizada. O objetivo foi tratar das prioridades da região, entre elas, o projeto macro Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
Indenizações – De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito de Jaguaruna, Marcos Tibúrcio, o impasse está nas pendências de algumas prefeituras que assumiram o compromisso com a desapropriação, prometeram contribuir financeiramente com a obra, mas depois não cumpriram. Com isso, dos 62 proprietários das terras onde o aeroporto está localizado, ainda falta indenizar 14, o que corresponde a aproximadamente R$ 274 mil. Ainda esta semana, está sendo encaminhado o processo de escrituração do terreno, mas ele depende da desapropriação total das terras. Por isso, Tibúrcio solicitou que todos se empenhem nesta batalha. “Um investimento de 15 milhões ficar trancado por 300 mil é um absurdo”, reforça.
Fonte: Diário do Sul Ed.3671