O estado nutricional da população é um dos principais indicadores da qualidade de vida e reflete o modelo de desenvolvimento de determinada sociedade. Em Tubarão, o Dia Mundial da Saúde e Nutrição foi comemorado neste sábado e muito tem sido feito para garantir aos estudantes uma alimentação saudável.
Para ter boa nutrição, é preciso ter o acesso à alimentação adequada, assistência médica e, sobretudo, da educação. Na rede municipal de Tubarão, os estudantes recebem, diariamente, pelo menos uma refeição composta por ingredientes como arroz, feijão, carne de frango e boi, saladas e frutas.
A nutricionista responsável pelo programa de merenda, Janine Dutra Viana, explica que o cardápio é montado para que cada refeição tenha, no mínimo, 350 calorias e nove gramas de proteína, conforme preconizado pelos órgãos de saúde.
A alimentação saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar qualidade de vida à criança. Com os alunos de zero a seis anos, da educação infantil, os cuidados com a alimentação são maiores. Eles recebem quatro refeições por dia, incluindo dois lanches e mamadeira.
Para o secretário de educação da prefeitura, José Santos Nunes, os investimentos na educação têm sido prioridades. "Todo mês, a prefeitura investe R$ 78 mil somente na merenda. Do montante, R$ 29 mil são repassados pelo governo federal", afirma.
Além disso, é proibido aos estudantes levar balas, chocolates ou lanche de casa. Para isso, os professores contam com a ajuda dos pais. "Ao promover uma boa nutrição das crianças e adolescentes, promove-se uma geração futura mais saudável", acrescenta o secretário.
Fonte: Notisul Ed.2026