Depois dos prejuízos provocados por um tornado, em Tubarão, agora foi a vez de Imbituba sofrer com as investidas de uma enxurrada. No último domingo, fortes chuvas atingiram o sul do Estado, do fim da tarde até o início da noite. De acordo com dados do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), os municípios mais afetados pela enxurrada foram Imbituba e Criciúma.
Em Imbituba, cerca de mil pessoas foram afetadas pela chuva torrencial. Mais de 50 casas foram alagadas e comunidades localizadas na base de morros poderão ser retiradas a qualquer momento, caso a chuva volte a castigar a região, pelo risco de desabamento. Em Criciúma, 150 pessoas ficaram desabrigadas.
Ontem uma equipe da Defesa Civil estadual reuniu-se com representantes do Comdec – Conselho Municipal de Defesa Civil para uma avaliação preliminar dos prejuízos e para repassar instruções. O prefeito Beto Martins decretou estado de emergência. "A chuva foi muito forte, e por um longo período. Muitas ruas e avenidas ficaram quase que completamente destruídas. O calçamento foi arrancado em inúmeros pontos, e algumas áreas apresentaram riscos de desabamento", observou.
Anderson Martins, representante do Comdec de Imbituba, observa que as obras de reparos já foram iniciadas. "As atenções agora estão voltadas para algumas comunidades que foram seriamente prejudicadas com a enxurrada. Hoje as representantes da Secretaria de Assistência Social irão visitar residências em situação precária para apurar o que se deve ser feito e se ainda existem famílias em situação de risco", conclui. Também foram registrados pontos de alagamento em Lauro Müller, Morro da Fumaça, Siderópolis, Forquilhinhas e Cocal do Sul.
Fonte: Diário do Sul Ed.3680