O poder executivo de São Martinho, investindo no setor agrícola, distribuiu, na última semana, na propriedade do Sr. Ademar Sehnem, cerca de 170 kg de sementes de azevém, aveia e trevo. Estas sementes foram subsidiadas pelo poder executivo municipal, alçando um valor de R$ 7.000,00. Na oportunidade, por estar o prefeito municipal em Brasília, representou-o o chefe de gabinete, Mario Selhorts, que falou da importância da aplicação destes recursos na agricultura do município, e que muito mais será feito para o setor na administração atual.
Foram feitas também entregas simbólicas das sementes pelo representante do prefeito a um produtor, como também outra entrega pelo sócio proprietário do lacticínio Della Vitta, de Armazém, Sr. Djalma Corrêa Darela, que se colocou à disposição dos produtores, e fez um breve comentário sobre a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, como no caso da empresa Della Vitta, que está oferecendo todo o suporte, com engenheiros agrônomos, junto aos produtores de leite do município.
Os engenheiros agrônomos Marcelo Marques Pacheco e Israel Moreira fizeram um treinamento com os agricultores presentes sobre como proceder a peletização e inoculação das sementes de trevo. Segundo os agrônomos, este processo com a semente de trevo consiste em um melhor aproveitamento das sementes, pelo fato delas serem muito pequenas, e, faz-se necessário para que as sementes, na hora de semear, sejam bem aproveitadas e caiam em uma área maior, tendo um poder de germinação maior.
Logo após esse procedimento, o agricultor pôde perceber que as sementes ficam maiores e se torna mais fácil semeá-las.
No dia da entrega das sementes, na propriedade do Sr. Ademar Sehnem, foram feitas demonstrações de plantio e de como proceder de forma correta com as sementes na sua propriedade.
Fonte: O Regional Sul Ed.131