O Concurso Literário de Gravatal envolve escritores de todo o Brasil e vai premiar as melhores obras inéditas. O concurso é uma iniciativa da AGL – Academia Gravatalense de Letras, com o apoio do BESC e da Prefeitura Municipal, com o objetivo de estimular autores brasileiros e fomentar a cultura no município.
A novidade para este ano é o esquema de inviolabilidade que foi montado para garantir a integridade dos envelopes que contém a identidade dos participantes, evitando assim qualquer suspeita de favorecimento ou interferência nos resultados. No último dia 5 (terça-feira), os envelopes lacrados foram guardados na caixa forte do BESC, agência Gravatal, na presença de quatro personalidades ligadas à organização do concurso: Abraão Aspis, presidente da Academia Gravatalense de Letras, o escritor Edson Oliveira, o Secretário de Educação, professor João Batista de Assunção e o gerente do Banco BESC, José Roberto da Quadra.
Segundo Abraão Aspis, num concurso literário o que garante a credibilidade do concurso são os envelopes lacrados. O concurso terá validade até final de junho.
O prefeito Rudinei do Amaral Fernandes (Nei) cita a importância que um evento como esse significa para o município: "Gravatal não se destaca apenas pelo turismo, mas pela sua atividade cultural intensa. Nós investimos em Cultura, com muito orgulho".
Fonte: Balbinot Comunicações