Laguna terra de Anita e da folia. Faltando sete meses para o Carnaval, Laguna está se preparando. Neste sábado, no auditório da Associação Comercial e Industrial um projeto para profissionalizar a folia foi apresentado e uma comissão, com entidades organizadas, criada com a intenção de potencializar o evento, realizado em todo o Brasil em 3 de fevereiro do próximo ano. Em 2007, o município recebeu 100 mil foliões.
O prefeito Célio Antônio adiantou que nesta semana o carnaval da cidade vai entrar na Lei Rouanet, isso significa que empresas poderão patrocinar o carnaval descontando parte do valor no imposto de renda, facilitando assim, a captação de recursos. Para o deputado federal Edinho Bez "o município deve ser beneficiado com o carnaval o ano inteiro". Oficinas de costura de fantasias e aulas com instrumentos usadas nas baterias das escolas de samba foram idéias apresentadas e aprovadas pela maioria.
A fragmentação do carnaval foi levantada, com uma união dos blocos carnavalescos com as escolas de samba para integrar os grupos. A utilização da heroína Anita dentro do carnaval servirá para ajudar na divulgação da folia lagunense. A criação de um circuito de blocos no Mar Grosso foi citada pela Liga dos Blocos Carnavalescos. Assim como, a estrutura usada e a segurança. Para dar suporte aos projetos do futuro carnaval o Sebrae irá fazer uma pesquisa com nos bares, restaurantes, escolas de samba, blocos e entidades e fazer um diagnóstico. A próxima reunião ficou marcada para o mês de julho. Comissão que vai traçar objetivos para o carnaval:
Representantes:
Secretaria Municipal de Turismo
Fundação Lagunense de Cultura
Deputado federal Edinho Bez
Corpo de Bombeiros
Polícia Militar
Liga das Entidades Carnavalescas
Liga dos Blocos
Secretaria Regional do Desenvolvimento
Hotéis e Bares
Associação Comercial e Industrial
Convention Bureau
Câmara de Vereadores
Fonte: ASCOM/PML