You are currently viewing Capivari de Baixo – Município lança programa de incentivo ao acolhimento de crianças e adolescentes

Nada substitui o amor, o carinho e o afeto da família, mas quando esses componentes não estão mais presentes no seio familiar, há que se buscar alternativas para amenizar a falta. A prefeitura de Capivari de Baixo lança nesta quinta-feira um programa batizado de "Família acolhedora", que busca incentivar e capacitar famílias a acolherem crianças e adolescentes desamparados. "O melhor caminho é preparar a família de origem para receber de volta essa criança, mas até que isso ocorra, o melhor é ela ficar com uma família constituída, que lhe dê grande parte do que perdeu na família de origem", explica a assistente social Elisabeth Macari, da Secretaria de Assistência Social.

A família que acolhe a criança ou o adolescente representa a possibilidade de continuidade de convivência familiar e comunitária e assume o papel de parceira na preparação para a reinserção à família de origem.  O programa tem o apoio e acompanhamento do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e Adolescência. O programa está amparado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. As famílias recebem capacitação para receber, se adaptar e desligar da criança ou adolescente e também um auxílio financeiro de um salário mínimo por mês para cada pessoa acolhida. Durante o período em que a criança está acolhida, tanto a família acolhedora, quanto à família de origem recebem o devido acompanhamento da Secretaria de Assistência Social. A de origem, com o intuito de que sejam restabelecidas as condições sociais necessárias para reaver a guarda da criança e a convivência com ela.

A família acolhedora é acompanhada e orientada sistematicamente por uma equipe especializada.  Para participar as condições são que; haja a concordância de todos os membros da família, disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e aos adolescentes, que não haja interesse em adoção, que resida em Capivari de Baixo e que os chefes da família tenham no mínimo 21 anos, sem restrições de sexo ou estado civil.
Mais informações com Elisabeth Macari pelo telefone 3621-4444 ou Álvaro pelo 9109- 1878.

Fonte: ASCOM/ PMCB