A melhor forma de conscientizar um cidadão é educá-lo desde pequeno. O programa Vereador Mirim tem justamente esse objetivo: causar a interação entre a Câmara Municipal de Vereadores e os alunos da rede pública de ensino. Em Santa Rosa de Lima cerca de cem candidatos retiraram a ficha de inscrição, todos, alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O resultado saiu esta semana após uma longa e difícil escolha através das redações intituladas: Se eu fosse um vereador. Foram analisados os quesitos de redação e ortografia, conhecimento do tema e criatividade. O projeto é visto com muito entusiasmo pelos alunos e corpo docente, pois, proporciona aos alunos e experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo com a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos da política brasileira. O que mais chamou a atenção da equipe de avaliação das redações foi à visão dos alunos com os problemas do município e suas respectivas soluções.

Os temas mais levantados foram meio ambiente, turismo, educação, lazer, cultura e esporte. Segundo os avaliadores, muitos alunos têm discursos e teorias muito mais concretas e eficientes que muitos políticos da região. Os vereadores tomam posse na próxima terça feira na sessão da câmara de vereadores, toda a comunidade está convidada.

Segue a lista dos vereadores Mirins e seus respectivos suplentes:
Keli Dutra, suplente Ana Gabriela S. Reis
Franklin Eller, suplente Geraldo Lino Dutra
Josiel Roecker, suplente Mayara Gonçalves
Júnior Alberton, suplente Leandro Assing
Eliana Hulmann, suplente Emersosn Stefens
Gisele Hermesmeyer, suplente Helen Cristine
Gabriela Heidemann, suplente Janaína Dutra
Luiza Heidemann, suplente Anádia Antunes
Deliana Feldhaus, suplente Valeska Weber