Ainda é tímido o entendimento do que irá representar para Imbituba e para o próprio estado o investimento de mais de R$ 282 milhões que serão aplicados no Porto de Imbituba através da empresa vencedora do terminal de contêineres, a Wedélia Participações (Grupo Santos Brasil).

Para o Prefeito Beto Martins, o impacto de desenvolvimento ainda não é visto com clareza, pois inúmeros são os reflexos que geram tal investimento. "O Porto de Imbituba acaba de despertar de um sono profundo no qual viveu durante anos, e isso será sentido por toda cidade", ressalta.

 Para o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato, o processo licitatório somente foi possível porque contou com o apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Tribunal de Contas da União (TCU) que  analisaram toda a documentação e recomendaram os ajustes finais no edital, fazendo de Imbituba o primeiro porto no Brasil a adotar a nova metodologia aprovada pela União para arrendamentos portuários.

O Administrador disse também que a partir de agora muito trabalho ainda será feito, e de forma séria e empreendedora o Porto de Imbituba voltará a ser a principal infra-estrutura logística para as exportações do sul catarinense e das regiões vizinhas. 

Segundo o consultor do Porto, Gilberto Barreto, este é o maior investimento da história do Porto de Imbituba. "Agora iremos adiante, já estamos remetendo a ANTAQ documentação para arrendamento dos terminais de fertilizantes e de ração animal, em seguida, serão os de barrilha e granéis líquidos", informa.

A proposta da Wedélia foi de R$ 282 milhões e mais investimentos da ordem de R$ 146 milhões na aquisição de equipamentos e construção de um novo cais no Porto de Imbituba. A movimentação prevista começa com 65.000 contêineres no primeiro ano e alcançará 360 mil já no quarto ano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Imbituba