Diretores de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e Coordenadores Educacionais do Município estiveram presentes no Centro de Referência a Mulher (CEREM) na tarde de terça feira (4), para receberam orientações da equipe da Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária sobre as formas de prevenção ao vírus H1N1.
Para a Secretária de Saúde Léa de Oliveira Lopes a idéia é unir forças para que, com essa ação, todos possam multiplicar informações. "Nos reunimos com o propósito de passar a informação fundamentada, de modo a orientar corretamente toda a comunidade escolar", ressalta.
De acordo com o Médico e Auditor da Secretaria de Saúde Odmar Pacheco, índices da Organização Mundial da Saúde relatam que 98% das pessoas que tem contato com o vírus H1N1 não apresentam sintomas da doença. "Isso se dá porque ao longo dos anos vamos tendo contato com o vírus e criando imunidade a ele, ou seja , uma defesa própria do sistema imunológico,", destaca.
Segundo a Secretária a higiene e a boa alimentação é um fator de grande importância para que o vírus não invada o organismo humano. "Temos que ter uma alimentação saudável, ingerir muito líquido e lavar as mãos com freqüência", salienta.
Dr. Odmar alerta as diretoras e coordenadoras de creches que devem estar atentas para os sintomas apresentados pelas crianças como febre alta, de 39º, dores e fraqueza pelo corpo e cansaço. "Caso a criança apresente algum desses sintomas ou até mesmo algum indício da gripe sazonal deve ser encaminhada ao Posto de Saúde mais próximo de sua comunidade e ficar por sete dias afastada da escola", afirma.
A Secretária de Educação Leda Pamato de Souza informou que toda a criança ou todo funcionário que apresentarem sintomas da gripe serão dispensados das atividades normais da escola e serão orientados a procurar um dos Postos de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) "A Secretaria de Educação irá adotar a idéia do Dr. Odmar quanto a colocação de Kits com álcool gel e toalhas em todos os banheiros das escolas", reforça.
Durante a reunião o Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dr. José Carlos Angioleti explicou o papel da ANVISA na entrada e saída de marinheiros no Porto de Imbituba e afirma que a equipe está preparada para qualquer suspeita de gripe no município.

Fonte: ASCOM da PMI