O prefeito Manoel Bertoncini assinou nesta segunda-feira (10), decreto municipal que declara em situação anormal, caracterizada como emergência a área do município de Tubarão afetada por uma alta incidência de casos da gripe A (H1N1). Entre as medidas anunciadas está a proibição de todo o tipo de aglomeração de pessoas em ambientes fechados, notadamente, boates, cinemas, bailes, missas e cultos religiosos, formaturas e shows. As aulas das escolas municipais da rede pública e particular, inclusive da Unisul também estão suspensas por tempo indeterminado.
As medidas adotadas pelo prefeito atendem sugestão feita pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica do Estado visando ações mais rigorosas de prevenção à gripe H1N1. "Embora não haja motivo para pânico é preciso consciência de que estamos em meio a uma epidemia; portanto, todo esforço é importante na tentativa de deter o vírus da gripe H1N1", afirma o prefeito Manoel Bertoncini.
As restrições previstas no decreto não atingem as lojas, supermercados, shopping centers e nem as indústrias da cidade que continuam a funcionar normalmente.
Em algumas repartições públicas como o Fórum, Celesc e a própria prefeitura de Tubarão, o expediente durante esta semana será apenas interno. Servidoras públicas municipais que estiverem grávidas serão dispensadas durante esta semana.
O decreto municipal assinado nesta segunda-feira (10) tem prazo de vigência de 30 dias e pode cessar sua vigência quando se verificar o decréscimo da escala de incidência da gripe A.
Tubarão terá centro de triagem para a gripe A a partir de hoje
O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini e o secretário de Saúde Roger Augusto visitaram nesta segunda-feira (10), a Clínica de Referência Humaitá e decidiram que a partir desta terça-feira (11), a Unidade de Saúde funcionará como centro de triagem, por tempo indeterminado.
A dificuldade em diferenciar os sintomas de uma gripe comum e da gripe A tem propiciado a lotação das emergências dos hospitais e os postos de saúde de Tubarão. A busca por atendimento já provoca superlotação e os pacientes precisaram esperar horas pelo atendimento. O centro de triagem funcionará para desafogar os hospitais – dando prioridade aos casos mais graves. Ali, uma equipe com médico, enfermeiro e auxiliar atenderão somente esses casos, das 7 às 22 horas.
De acordo com o secretário de Saúde, a Clínica Humaitá foi escolhida por ter um espaço amplo e, principalmente, devido ao clima frio dos últimos dias, onde o uso de barracas poderia colocar os pacientes em exposição desnecessária. "Se houver uma demanda muito grande este horário ainda poderá ser ampliado", destaca.
A recomendação é que qualquer pessoa com sintomas de gripe procure atendimento. A primeira opção é ir à unidade de saúde mais próxima de casa.
Os postos de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) atendem das 7 às 16 horas e as clínicas de referência Arnaldo Bittencourt (Becker) e Policlínica das 7 às 18 horas.
O secretário informa que cinco médicos estão em tratamento de saúde, e por isso algumas unidades estão sem estes profissionais. "As enfermeiras estão aptas a fazer atendimento e se necessário, encaminham para o centro de triagem", explica.
Tubarão receberá kits de tratamento do governo do Estado
A secretaria de Estado da Saúde vai enviar para Tubarão mil kits para o tratamento da gripe H1N1 para adultos e também kits para tratamento infantil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), pelo secretário de Estado da Saúde, Dado Cheren, que esteve ontem em Tubarão.
O secretário falou sobre a epidemia para prefeitos e secretários de Saúde do sul do Estado, e anunciou recursos para os municípios combaterem o vírus da gripe H1N1. Participaram da reunião também a diretora geral da Secretaria de Estado de Saúde, Carmem Zanotto e o diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, Luis Antônio Silva.
Santa Catarina tem hoje oficialmente 102 casos de gripe H1N1 confirmados e 800 em investigação. 245 foram descartados e cinco mortes até agora foram confirmadas. Em todo o estado 230 pessoas com suspeita da gripe estão internadas.
Fonte: ASCOM da Prefeitura Municipal de Tubarão