Foi realizado terça-feira (25) na Câmara de Vereadores de Imbituba o Encontro Regional de Vigilância Sanitária dos municípios da Região dos Lagos.
Na reunião foram discutidas as ações das vigilâncias municipais no enfrentamento ao vírus causador da influenza A, a realização da conferência nacional de saúde ambiental e alguns desafios comuns dos municípios.
O engenheiro Francisconi da Vigilância Sanitária de Imbituba abriu o evento apresentando a atual situação da Gripe A (H1N1), no âmbito internacional e nacional, explanou sobre os eixos de discussão da conferência nacional de saúde ambiental e exemplificou alguns assuntos de interesse regional, como a situação da água do Rio D'una, que nasce em Paulo Lopes, é fronteira de Imbituba e Imaruí e ainda abastece a rede pública de abastecimento de água de Imbituba, Garopaba e Laguna.
O processo de municipalização das ações de Vigilância Sanitária e a estrutura das instituições também foram debatidos pelo engenheiro.
O médico José Carlos Angioletti da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apresentou as ações desenvolvidas pela agência no Posto Portuário de Imbituba e as doenças de interesse internacional.
Houve discussões sobre a ação de fechamento das escolas como medida preventiva contra a Gripe A, a criação de uma associação regional de profissionais de vigilância sanitária e a realização da conferência de saúde ambiental na região da AMUREL no mês de setembro.
Participaram do encontro representantes das Vigilâncias Sanitárias de Imbituba, Laguna, Paulo Lopes, profissionais da 19° Regional de Saúde e munícipes de Imbituba.
Fonte: Dicom da Prefeitura Municipal de Imbituba