A adaptação ao projeto do Ginásio Municipal de Capivari de Baixo possibilitará a realização de disputas internacionais. A quadra poliesportiva terá 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, extensões oficiais indicadas pela Confederação Brasileira de Futsal. As medidas eram um pouco inferiores, porém, a partir do projeto que efetivou o futsal profissional no município a prefeitura preferiu adequá-las aos padrões internacionais, oportunizando maior visibilidade à cidade. Um dos grandes apoiadores dessa modalidade esportiva em Capivari é o atual técnico da seleção brasileira de Futsal Marcos Sorato (Pipoca). Ele, que foi coordenador do projeto Futsal participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço realizada no final de julho, confirmando a retomada da construção do maior ginásio esportivo no Sul catarinense.

Os trabalhos estavam paralisados desde 2004. Agora a previsão do governo municipal é terminar ainda este ano, pois segundo o departamento de Planejamento, apesar de várias partes serem deterioradas, são poucas as modificações.


"Nenhuma parede foi derrubada, a única alteração em relação ao projeto original, foi a retirada de um mezanino que seria utilizado como palco e ainda estava na laje, além da reforma de pontos que acabaram danificados pelo tempo por tratar-se de alvenaria e ferragens", observa a engenheira civil responsável pela fiscalização da obra Marilene Manoel Alexandre.

Esta semana foi iniciada a construção da fachada do ginásio. Etapa esta que receberá estruturas metálicas proporcionando um design moderno e arrojado. O estaqueamento para construção do hall já está sendo realizado, para isso houve a necessidade da retirada de algumas árvores.

"Foi preciso cortar sete eucaliptos que após a conclusão do prédio serão substituídos por árvores nativas e ajardinamento da praça. As árvores retiradas serão utilizadas pela secretaria de Obras em conjunto com a de Desenvolvimento Rural", explica o diretor de Meio Ambiente Eli Pereira da Rosa.

"Se tudo seguir dentro da normalidade o serviço será terminado em quatro meses, já que boa parte é interna e os períodos de chuva não atrapalharão tanto", acrescenta a engenheira civil.

O Ginásio Municipal Juan Manuel dos Santos possui uma área construída de 3.689,86m² e terá capacidade para 2.200 expectadores. Além da arena esportiva e da infra-estrutura de vestiários para os atletas, o local terá depósitos, salas para atividades extras, banheiros, lanchonete, sala para administração e cabine para transmissão dos eventos pela imprensa.

"O acesso ao ginásio e às instalações estarão em conformidade com as Normas de Acessibilidade, proporcionando aos usuários e ao público, maior conforto e segurança", sublinha Marilene.

Além das competições que poderão ser promovidas no moderno espaço esportivo, o ginásio será palco de competições e eventos da rede municipal de ensino, promovendo a integração de crianças e jovens capivarienses. Os investimentos para esta última etapa da obra estão em torno de R$ 1 milhão, valor aprovado pela câmara de vereadores. De acordo com o projeto, além da quadra poliesportiva, o local que comportará espaços para atividades culturais.

Conforme o secretário de obras, Sinésio Alves a empresa responsável está realizando os trabalhos sem nenhum problema e dentro do cronograma. "Às vezes o fator tempo atrapalha um pouco, mas nesse momento está tudo correndo dentro da normalidade, estamos satisfeitos", diz.

Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a urgência em entregar essa tão importante obra de esporte e lazer é prioridade. "Trata-se de um local estruturado para a região presenciar grandes disputas municipais, nacionais e internacionais, ainda promover e efetivar eventos culturais, já que sempre abrimos as portas do município para incentivar o esporte e a cultura", pontua o prefeito.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC