Com a municipalização da educação infantil, regulamentada por lei federal este ano, novas vagas foram criadas. Funcionando no espaço físico cedido pela escola estadual de educação básica Palmira de Moraes, na comunidade do Km 37, duas turmas do pré-escolar foram abertas para cerca de 40 alunos.
O Governo Municipal custeia todos os gastos com merenda escolar, material didático, manutenção do espaço e profissionais. Outas creches também foram beneficiadas com a municipalização, como a unidade infantil Padre Agostinho, que antes era filantrópica, passou a atender 143 crianças, um aumento de 66 vagas.
Já a unidade do Centro Social Urbano, também municipalizada, abriu turmas também no período matutino, oferecendo mais vagas, ao todo são 176. Na administração atual mais de 550 novas vagas foram criadas nas creches municipais. Em 2004 eram 406, enquanto em 2009 já passavam de 1000. O aumento deve-se também a reabertura de algumas unidades infantis, que tinham sido desativadas em algumas comunidades.
Em Cabeçuda uma nova sede foi construída para abrigar o centro de educação infantil, um investimento de mais de R$300 mil. O resultado: de 85 aumentou para 176 novas matrículas, atendendo também alunos da localidade de Mato Alto. No Farol de Santa Marta a unidade infantil foi criada para atender a demanda da comunidade, um espaço foi alugado para sediar a creche. Os centros de educação infantil da Vila Vitória, Caputera e Sertão da Estiva foram reformadas e ampliadas. Ao todo o município possui 18 unidades infantis.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna