Na última sexta-feira (9out), representantes de Capivari de Baixo pertencentes à Comissão Regional Organizadora do programa "De Óleo no Futuro" participaram da reunião de lançamento oficial da iniciativa do Governo do Estado visando preservar o meio ambiente. As prefeituras são responsáveis pela articulação junto às escolas municipais e os gerentes regionais de educação nas estaduais.
De acordo com o diretor do Meio Ambiente, Ely Pereira da Rosa, este programa tem como objetivo diminuir o impacto ambiental, reciclando óleos de cozinha. "Será distribuído material educativa pelo município para incentivar a população a participar efetivamente desta ação", explica.
O diretor de Ensino Fundamental, Karol Philippi Cardoso ressalta que na reunião foi definido os postos de coleta do óleo, neste caso, as escolas da rede municipal de ensino. "As pessoas deverão colocar o óleo de cozinha em garrafas pet e a cada litro serão oferecidos R$ 0,50 em material escolar para os contribuintes", ressalta emendando que antes de ser depositado na garrafa plástica o produto, deve estar resfriado.
As garrafas pet serão depositadas em bombonas que quando cheias deverão ser lacradas e recolhidas pela empresa tubaronense Eco Óleo Reciclagem LTDA, responsável também pela reciclagem do óleo. arol ainda destaca que 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água. "Precisamos nos unir para trabalharmos juntos em prol do meio ambiente", pontua o diretor. Produtos como sabão, detergente, adubo orgânico, sabão em pasta e massa de vidro são resultados da reciclagem do óleo. "Algo que prejudicaria a natureza é reutilizado e reduz os riscos às nossas nascentes e ao solo, além de alertar as crianças e a família para a utilização correta dos produtos", observa o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves. Nesta semana haverá nova reunião para definir outros procedimentos do Projeto.
Fonte: SECOM/Capivari de Baixo