A 7ª Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, que aconteceu do dia oito a dez de outubro no município de Balneário Camboriú, discutiu a participação e o controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O SUAS é um sistema constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta ou, ainda, por meio de convênios celebrados com organizações sem fins lucrativos. O sistema faz parte da nova Política Nacional de Assistência Social, que visa proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal, garantias de maior acesso aos programas sociais.
O Governador Luiz Henrique da Silveira estava presente no evento e na oportunidade assinou o decreto Fundo a Fundo, que dispõe sobre o Sistema de Transferência de Recursos Financeiros do Fundo Estadual de Assistência Social aos Fundos Municipais de Assistência Social, buscando repasses de serviços de ação continuada.
Márcia Pinheiro, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, em sua fala fez questão de ressaltar que a assistência social é um direito e necessita do apoio popular. O que marcou o evento foi a participação ativa das pessoas, com voz e voto, puderam opinar e defender suas idéias, durante todo o encontro, com ênfase aos deficientes.
Na oportunidade foram eleitos 50 delegados que participarão da 7ª Conferência Nacional da Assistência Social, que acontecerá em Brasília, de 30/11 a 03/12 e contará com a participação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SEDESTH) Valéria Fabiana Corrêa Rodrigues que será representante titular do seguimento e João Batista Laurindo, Conselheiro Tutelar, representante titular de todos os usuários da Assistência, eleitos pela região sul.
Ainda pela região sul ficou Diomar de Amorim de Garopaba, titular representante da entidade de atendimento, Eliene Custódio de Imbituba, suplente deste segmento e Alfheu Ferreira de Garopaba, suplente dos usuários.
O encontro contou com aproximadamente oitocentas pessoas, entre Assistentes Sociais, Gestores, Representantes de entidades, usuários da Assistência Social e observadores, pertencentes a todos os municípios catarinenses, e contou com a presença da Secretária de Avaliação e Gestão da Informação, Luziéle Tapajós, do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a secretária estadual de Assistência Social, Dalva Dias e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Carla Bressan.

Fonte: Leonardo Fraga – Dicom/Imbituba