O Secretário de Desenvolvimento Regional/Sul (SDR /Sul) Zalmir Pires realizou na quinta feira (22) na Escola de Educação Básica Profº André A. de Souza em Roça Grande, uma reunião que tratou sobre o novo desvio da BR-101, que passará em frente à escola. O desvio criou apreensão na comunidade em relação à segurança das crianças.
O Chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal do Sul do Estado Teodoto José Tonon afirma que o desvio durará em média seis meses e serão colocadas duas lombadas eletrônicas, que diminuirão a velocidade dos carros em frente à escola. "Com a liberação da pista, as lombadas já estarão instaladas, isso reduzirá 90% da velocidade dos carros, pois é um equipamento que realmente funciona". O policial frisa ainda que as crianças devem atravessar a BR em grupo, sempre ajudados por um adulto.
Zalmir diz que a preocupação não é somente com as crianças, mas com a comunidade em geral, pois é um local de tráfego intenso de pedestres e lembra que a secretaria tentará realizar reuniões com o DNIT para resolver outros problemas ocasionados pela construção da BR como o escoamento de água que provoca o alagamento de ruas.
A Diretora da Escola Terezinha de Fátima dos Santos relata que é preciso somar esforços para resolver este problema, "é a vida das crianças que está em jogo e elas devem prestar muita atenção ao sair da escola, para que não aconteça nenhuma tragédia".
Na reunião além da presença de pais, alunos e professores compareceu também o tesoureiro da APP (Associação de Pais e Alunos) Arlei Monteiro Machado, que está providenciando a criação de um portão nos fundos da escola, para que as crianças não precisem sair pela frente.
Fonte: Leonardo Fraga – DICON/Imbituba