Capacitar para o mercado de trabalho é a principal proposta do programa ProJovem Trabalhador, que será implantado em Tubarão a partir de março do ano que vem.
Executado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com estados e municípios, o ProJovem Trabalhador tem como finalidade preparar jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas que sejam geradoras de renda.
A assinatura do contrato para implementar o programa, que pretende atender cerca de 300 jovens em Tubarão, acontecerá hoje, quinta-feira (26), às 10h30, na Sala de Atos da prefeitura. A secretaria de Indústria e Comércio estará coordenando o projeto e, em parceria com o Sine vai selecionar os jovens comprovadamente carentes que efetuarem a inscrição.
Podem participar do programa jovens desempregados, ou que trabalham informalmente, com idades entre 18 e 29 anos, que estejam frequentando o ensino fundamental ou médio, ou cursos de educação de jovens e adultos, ou terem concluído o ensino fundamental ou médio.
Na inscrição serão exigidos original e fotocópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Trabalho; Cartão do PIS; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; declaração ou comprovante de rendimento próprio ou familiar.
A articulação para que o projeto fosse implantado em Tubarão surgiu de membros do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em todas as esferas.
O vereador Edson Firmino destaca que a parceria vai estimular os jovens a procurar uma vaga no disputado mercado de trabalho: "Os participantes receberão auxílio mensal de R$ 100 reais mediante comprovação de frequência, mas o mais importante é que o programa vai possibilitar a geração de oportunidades de trabalho e de inserção social, que é o que realmente importa", disse.
Fonte: Secom/Tubarão