O Loteamento Camila, localizado no bairro Caçador, em Capivari de Baixo a partir de março começará a receber diversas ações que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela localidade. Terminou esta semana o levantamento topográfico de todas as ruas do loteamento.

"O objetivo é deixar a localidade com 100% de asfalto e 100% de saneamento básico. Já foi feito também o levantamento para a colocação de bocas-de-lobo, meio-fios e calçadas", explica o secretário de Obras de Capivari de Baixo, Sinésio Alves.

Asfaltar e sanear 100% o loteamento Camila é um compromisso de campanha de Brunel e Nivaldo, e em 2010 os moradores já terão esta reivindicação atendida. "É nosso compromisso atender as necessidades de todos os capivarienses e o Loteamento Camila necessita desta obra. No decorrer do ano outros bairros também receberam melhorias", afirma o prefeito de Capivari de Baixo Luiz Carlos Brunel Alves.

Outro grande problema dos moradores do Loteamento Camila é a propriedade de imóveis sem escrituras. A partir de agora o governo municipal institui o projeto "Lar Legal", objetivando a regularização do registro de imóveis urbanos e urbanizados loteados e desmembrados.

O ato de assinatura do decreto que criou a comissão responsável por organizar o projeto aconteceu no dia 15 de outubro, no Loteamento Camila, bairro Caçador. "Há casos em que o morador tem recibo de comprovação da compra do terreno. Porém há outros em que o morador se apossou do terreno e não há como comprovar a propriedade, a não ser pelos anos em que a pessoa reside no local", explica o assessor jurídico da prefeitura Alexandre Santos Moraes.

Para o advogado, além da regularização legal a escritura colabora para a melhora da qualidade de vida do proprietário. "Em financiamento, por exemplo, a escritura é um dos documentos obrigatórios solicitados pelo banco. De posse do documento a pessoa poderá adquirir bens e fazer investimentos, resultando até mesmo na melhora da autoestima, pois estará morando dignamente", comenta.

O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves comunga do ponto de vista e a iniciativa do governo de Capivari de Baixo também foi uma promessa de campanha eleitoral.

"Durante os últimos quatro anos nós acompanhamos a necessidade dessas famílias e atende-los está entre nossas prioridades de atendimento. A aquisição destes terrenos foi feita mediante recibos e os moradores tem dificuldade de melhorar ou mesmo construir, ampliar ou vender sua casa porque há posse mas não há titulação segurada ao proprietário", pontua Brunel.

Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC