O prédio histórico Palacete Polidoro Santiago, no Magalhães, vai começar a ser restaurado. O prefeito Célio Antônio assinou a ordem de serviço e a obra já deve iniciar esta semana.
Aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, o projeto do centro cultural junto ao Asilo Santa Izabel visa priorizar a melhoria na qualidade de vida da população idosa do município, elaborando espaços que estimulem atividades intelectuais e corporais. A readaptação do prédio inclui sala de dança, artesanato, música, espaço de memória, biblioteca, hidroterapia e sauna. De acordo com a arquiteta responsável, Renata Siqueira Martins, o objetivo é diminuir o sedentarismo responsável por doenças físicas e psicológicas do idoso.
Orçado em R$ 1.003.071,28 milhão de reais, o projeto já arrecadou cerca de R$220 mil, doados pelas empresas Tractebel e Bistek, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O prefeito Célio adiantou que o Governo Municipal irá isentar as taxas que deveriam ser pagas com a obra. Na próxima quarta-feira, dia 27, às 19h, no Asilo, o projeto será apresentado à comunidade.
Mais:
O Palacete foi construído em 1904 pelo primeiro administrador do porto de Laguna, Polidoro Santiago, nome dado, mais tarde, à casa feita por ele. Construído em estilo eclético, possui valor arquitetônico importante para o acervo histórico da cidade. O prédio é patrimônio histórico tombado pelo município.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna