A secretaria municipal de Saúde colocou em funcionamento, nesta semana, a sala de vacina da Policlínica, no bairro Oficinas.
No local, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico, inclusive a que previne febre amarela. Até o dia 20 de fevereiro, o atendimento ao público ocorrerá somente no período da manhã, das 7h30 às 12 horas. A partir do dia 21/01, o serviço será oferecido também à tarde, das 13 às 18 horas.
O ambiente climatizado e equipado dentro das normas da Vigilância Sanitária garante mais conforto aos pacientes, além de segurança no estoque de vacinas e qualidade no atendimento.
A Policlínica está instalada no prédio da secretaria de Saúde, na rua Altamiro Guimarães, próximo aos trilhos da linha férrea.
Campanhas – O secretário municipal de Saúde, Roger Augusto, explica que a nova sala integra a estrutura que está sendo montada para a grande campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1, que será realizada pelo Ministério da Saúde em quatro etapas, a partir de março.O governo tem 83 milhões de doses da vacina e pretende imunizar 62 milhões de pessoas divididas em seis grupos prioritários.
De 08 a 19 de março serão imunizados os trabalhadores envolvidos na assistência direta ao paciente – médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal da limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica; também a população indígena.
De 22 de março a 21 de maio serão vacinadas grávidas, em qualquer período de gestação, mas elas também poderão tomar a vacina em qualquer outra etapa.
De 22 de março a 02 de abril, serão vacinados pacientes não idosos com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos.
Nos dias 05 e 23 de abril, ocorrerá a vacinação de adultos de 20 a 29 anos.
De 24 de abril a 07 de maio os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica.
Assessoria Tubarão