O controle de zoonose no Município sempre foi tratado com muito respeito pelo Governo Municipal que na região Sul do Estado é um dos únicos a ter ativado o programa de captura e castração de cachorros, realizado pela empresa terceirizada, CLINVET.
O programa funciona no Município há quatro anos, e segundo o veterinário, Édio Souza Oliveira, já capturou quase 2000 mil cachorros que são castrados, vacinados e alimentados pelo programa até que sejam adotados.
Esta semana, a pedido dos moradores da Praia do Rosa que estão tendo frequentemente suas lixeiras derrubadas pelos cachorros, promoveram uma ação em conjunto com a Clínica CLINVET, vigilância sanitária e PM onde encontraram 13 cães e, para surpresa de todos, 12 tinham donos e estavam soltos ajudando a promover a sujeira. Para os moradores a situação foi constrangedora, pois não esperavam que tantas pessoas esclarecidas pudessem ainda não ter consciência da importância de cuidar de seus cães de maneira apropriada. "À medida que encontrávamos os cachorros alguém já alertava que o mesmo tinha dono, ou o próprio logo aparecia para levar seu cão pra casa", descreveu o veterinário Édio.
O Secretário de Desenvolvimento Regional Norte, Ivan Vitório destacou que na última semana, o Governo cedeu exclusivamente para a Praia do Rosa dois funcionários de serviços gerais afim de colaborar ainda mais com a limpeza da praia, que é a única no país a fazer parte do Clube das Baías Mais Belas do Mundo. O Secretário informou também que foi adquirido um quadriciclo que será entregue ainda este mês para auxiliar na locomoção e agilidade dos serviços. "Estamos sempre dispostos a melhorar o atendimento e colaboramos sempre com os moradores, mas precisamos ter também uma parceria da população para que faça sua parte", enfatiza Ivan.
Para reforçar a mensagem de quem tem cão cuida, o Governo Municipal já planeja desenvolver uma campanha de conscientização para alertar as pessoas da importância de cuidar do seu animal, afinal, lixo e praia estão longe de combinarem.
E ainda, quem tiver interesse em adotar um cão basta ir no canil localizado no prédio da antiga ICC. Segundo o veterinário Édio, hoje são cerca de 150 cachorrinhos devidamente tratados esperando para ter um lar.

 

Ascom -PMI