O programa de Combate à evasão escolar e Incentivo à Permanência na Escola é fruto de um acordo entre a prefeitura de Tubarão e o Ministério Público, oficializado em junho deste ano por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). De acordo com o secretário municipal de Educação, José Santos Nunes, o programa visa reduzir não só a evasão escolar mas também os índices de repetência, a fim de assegurar a permanência das crianças e adolescentes na escola.
Com este objetivo foi criada uma equipe interdisciplinar e coordenada pela secretaria municipal de Educação. O grupo é formado por uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social que atuarão nas escolas municipais e estaduais conscientizando alunos, pais e educadores.
A equipe também será responsável por analisar casos em que crianças em idade escolar estão fora da escola ou com freqüência precária, adotando as medidas necessárias para que o aluno volte à sala de aula e permaneça estudando. "Em alguns casos será necessário realizarmos um diagnóstico do aluno e de sua família, a fim de levantarmos as causas do insucesso escolar daquela criança ou adolescente", afirma a assistente social Maria das Graças C. Vargas, integrante da equipe.
Além de trazer de volta aos bancos escolares alunos evadidos, o programa visa também prevenir a evasão escolar através de palestras na própria comunidade escolar. "Apesar do trabalho feito pelos conselhos de proteção dos direitos da criança e do adolescente, o real número de crianças e adolescentes de Tubarão que estão fora da escola não é claramente conhecido. Com o início das atividades deste programa, poderemos realizar um diagnóstico mais apurado", avalia a pedagoga Zulmar Teresinha B. Corrêa, que também faz parte da equipe interdisciplinar.
Na manhã desta quarta-feira (04) o grupo, que conta também com a participação da psicóloga Tatiana Felácio Oliveira, foi apresentado oficialmente ao prefeito Manoel Bertoncini, que ressaltou o desejo do governo municipal de zerar a evasão escolar em Tubarão.

 

Fonte: Secom/PMT