Há dois meses a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) através do Departamento Pedagógico lançou um projeto voltado a Educação Inclusiva. A “equipe multidisciplinar” é composta por profissionais habilitados e especializados, através de uma psicóloga e uma psicopedagoga, visando ampliar as ações do setor e até mesmo da secretaria, no sentido de atender a alunos, professores e familiares portadores de necessidades educativas especiais ou dificuldade de aprendizagem, matriculados na rede regular de ensino de Imbituba.
De acordo com a pedagoga Mônica Brasiliense Soares primeiramente as crianças com esse tipo de necessidades são avaliadas dentro do ambiente escolar em suas atividades em sala de aula e na escola como um todo. Depois de analisada qual a especificidade da necessidade, seja ela comportamental ou dificuldade de aprendizagem, é encaminhada ao setor psicológico ou psicopedagógico do projeto. “Toda e qualquer mudança no comportamento ou na aprendizagem das crianças é motivo para comemorar. Estamos muito satisfeitas com o desenvolvimento do projeto e temos a certeza de que muitas crianças e seus familiares serão beneficiados”, acrescenta.

Equipe multidisciplinar divide tarefas

A coordenadora da Educação Especial e também do projeto, Magali A. Vieira explica que desde o lançamento do projeto a equipe multidisciplinar, que é composta pela Chefe do Departamento Pedagógico Andréia Pacheco da Rosa, a Psicóloga Isabel Helena Pires Inácio, e a Pedagoga Mônica Brasiliense Soares, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado proporcionando ao aluno condições para superar as dificuldades, acompanhamento individualizado, estímulo do aluno através de um trabalho pedagógico de qualidade, além da orientação dos pais, alunos, professores, de maneira a contribuir com o processo ensino aprendizagem, superando as dificuldades para que o educando seja aceito como ser capaz e consciente de suas potencialidades.
Magali acrescenta ainda que para atender as crianças com necessidades comportamentais a psicóloga faz atendimento na própria secretaria em uma sala totalmente equipada dando conforto e proporcionando um ambiente especial para o atendimento. Já a psicopedagoga realiza trabalho de análise e orientação nas escolas com as crianças e familiares.
Para a coordenadora o propósito da equipe é ampliar o atendimento oportunizado a inclusão no projeto através da contratação de um fonodiólogo. “Realizamos o atendimento não somente com alunos matriculados na Rede Municipal, mas também com educandos de toda rede regular por meio do acompanhamento da coordenadora pedagógica de cada instituição”, afirma.

AIPMI