Mais uma vez Capivari de Baixo vem se destacando quando o assunto é imunização. Segundo o relatório disponibilizado pelo setor de imunização do município, a 2ª Etapa Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que aconteceu neste último sábado (14ago), foi um sucesso.

Segundo a coordenadora do setor de imunização Fernanda Ribeiro Borghezan, a meta foi excedida no município. "Com a ajuda de toda a equipe de saúde de Capivari, ultrapassamos a meta de 100% de crianças vacinadas. Isso mostra a qualificação e compromisso dos profissionais", enfatiza.

A meta do município de Capivari de Baixo para crianças menores de um ano é de 293. Até o momento foram vacinados 357 menores. Já de um a quatro anos, a meta é 1.178. E, no último sábado, foram imunizados 1.219 meninos e meninas desta faixa etária.

Além das barreiras feitas no acesso principal da cidade, ao norte, e no bairro Santo André, ao sul, todas as oitos unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros tinham a vacina. E, para atrair ainda mais as crianças foi colocado uma tenda no centro da cidade, que além de oferecer a dose da vacina, contava com uma cama elástica disponibilizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Capivari de Baixo (CDL). A organização da fila foi feita pelo grupo de Escoteiros Carijós.

"Sabemos que algumas crianças do município ainda não vieram tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Mas mesmo assim Capivari conseguiu exceder a meta de vacinação. Isso ocorreu devido à visita de crianças de outras cidades, no qual os pais que passaram pela cidade já aproveitaram a campanha para vacinar seus filhos", explica Fernanda.

Assim como no centro da cidade, na Unidade do Pronto Atendimento também foi oferecido às crianças brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinha. Os mesmos foram disponibilizados pela CDL de Capivari de Baixo. De acordo com a coordenadora de imunização, em alguns outros pontos de vacinação as crianças divertiram-se com fantasias de bichos de pelúcia.

O secretário de saúde de Capivari, Aurimar da Silva, comemorou os resultados positivos. "Fiquei muito feliz com o resultado do dia 14. Conseguirmos vacinar mais crianças que a meta do município. Espero que em uma próxima campanha, Capivari de Baixo também seja uma das primeiras cidades a atingir a meta", ressalta.

"Outra vez Capivari de Baixo sentiu a necessidade de se unir na divulgação e importância da vacinação. Hoje, já percebemos o resultado desse trabalho. A meta foi excedida em nosso município. Com isso, pode-se confirmar que nossa cidade está consciente. Precisamos continuar mantendo nosso país imune a vírus que transmitem doenças, como por exemplo, a paralisia infantil", comenta o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

A 2ª etapa da vacinação contra a paralisia infantil ainda segue até a próxima sexta-feira (20), no Pronto Atendimento e no Posto de Estratégia de Saúde da Família Três de Maio.


Secretaria de Comunicação Social | Secom