Municípios e organizações ligados ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável das Encostas da Serra Geral encerraram a última etapa do referido projeto, que como o nome já sugere, busca definir uma política de desenvolvimento sustentável para os municípios localizados na Encosta da Serra Geral. O prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, representou o município e a AMUREL no evento ocorrido na sexta-feira, em Rio Fortuna. O último encontro havia sido realizado em 30 de julho, em Santa Rosa de Lima. "Os municípios entre Rancho Queimado e Lauro Muller têm características comuns do ponto de vista étnico, cultural, culinário, edificações, geografia e outros. Meu sonho, e esta também é a proposta do projeto, é criarmos um selo de origem para nossos produtos das Encostas da Serra", relata o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann. Além do prefeito, a equipe da administração de Santa Rosa de Lima foi formada pela diretora de Turismo, Siuzete Vandresen Baumann, pelo secretário de Educação, Volnei Luiz Heidemann, e pelo chefe de gabinete, Dairson Vandresen. Outras entidades do município também estavam representadas.
O projeto vinha sendo debatido e estudado desde 2006 e tem participação da Epagri e de outras entidades, além dos municípios. Foram estabelecidas cinco cadeias produtivas prioritárias a serem desenvolvidas: bovinocultura de corte e leite, turismo, agroecologia, reflorestamento e fumicultura. Além destas cinco grandes cadeias produtivas foram definidos outros quatro grupos de recursos patrimoniais do território: Legislação ambiental/pagamento de serviços ambientais; Destinação dos recursos das cadeias e recursos hídricos; Paisagem/cultura e identidade; e Organização das cadeias/marca territorial.
A empresa de consultoria contratada para fazer o diagnóstico entregou o relatório impresso e em CD para todos os representantes de municípios. A próxima etapa é a busca de recursos de forma conjunta para que os municípios possam desenvolver suas potencialidades de maneira integrada e de acordo com o que o estudo apontou.
Além de Santa Rosa de Lima, participaram representantes dos municípios de Rio Fortuna, São Bonifácio, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Lauro Muller, São Martinho, Anitápolis e Rancho Queimado. De acordo com técnicos da Epagri, os municípios de São Ludgero e Orleans não demonstraram interesse em integrar-se ao projeto.
Assessoria de Imprensa – PMSRL