A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, começou a realizar nesta manhã (05set), o resgate cultural nas comunidades do município. O objetivo desta ação é contar um pouco da história dos bairros que compõem a cidade, através dos depoimentos das pessoas.
Segundo o diretor de cultura José Carlos Mendes, este projeto vai muito além de conhecer a vida das pessoas. "Pretendemos resgatar e preservar as histórias das comunidades que fazem parte do município de Capivari de Baixo. Além disso, valorizaremos a riqueza deste povo que apresenta uma diversidade cultural muito grande", ressalta.
A primeira comunidade escolhida para iniciar esta ação foi o bairro Ilhotinha. Uma localidade que possue descendentes italianos, negros, entre outras etnias.
De acordo com o morador José de Souza Baldoíno, aposentado, antigamente o bairro Ilhotinha quase não possuía casa. Hoje em dia, as famílias foram aumentando e a localidade também foi crescendo. "A mudança ocorreu mesmo quando Capivari virou município, pois a administração municipal começou olhar mais para nossa comunidade", comenta.
Já a aposentada Luiza Cargnin Garbelotto, conta que seus pais vieram da Itália. "Quando era criança, nunca aprendi a falar português. Meu pai sempre me ensinou a língua italiana. Desta forma, quando vim morar no bairro Ilhotinha, em 1945, as pessoas riam de mim. Depois de um tempo, através da convivência com as pessoas fui aprendendo a língua portuguesa", frisa.
Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, essa iniciativa é muito importante para a cidade de Capivari. "A cultura é a maneira que leva um indivíduo a expressar-se de forma característica. Desta forma, não podemos deixar que se perca este forte agente de identificação da sociedade capivariense", enfatiza.
Depois de todos os depoimentos reunidos, a intenção da administração municipal é criar um livro contando a história das comunidades que compõem a cidade de Capivari.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom