Coceira, machas vermelhas, febre e dores musculares. Esses são alguns dos sintomas apresentados pela varicela, mais conhecida como catapora. Como forma de prevenção à doença, a prefeitura de Capivari de Baixo, através da secretaria de Saúde está desenvolvendo um trabalho informativo nas residências e postos de saúde.

Segundo a coordenadora de imunização do município Fernanda Ribeiro, o desenvolvimento deste trabalho está sendo feito através das agentes de saúde. "No momento em que elas estão fazendo as visitas, essas profissionais já procuram orientar os pais com relação à catapora. Além disso, todas as unidades de saúde procuram informar a população sobre as formas de prevenção para esta doença".

De acordo com o secretário de saúde Aurimar da Silva, é comum a ocorrência de surtos no período que se estende do fim do inverno até a primavera, então, é preciso fazer um trabalho de prevenção para que isto não venha a ocorrer no município.

O secretario alerta que esta doença é contraída através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com lesões vesiculares, cujo líquido está cheio de vírus.

A catapora é uma doença que tem cura. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a moléstia não tenha maiores complicações. São elas: procurar um serviço de saúde para avaliação e orientações, não se automedicar, afastar as crianças com varicela das creches/escolas por 7 a 10 dias, manter cuidados de higiene adequada e manter as unhas bem aparadas.



Secretaria de Comunicação Social | Secom