O estudo, com o tema "Organização Financeira Familiar: a importância da Educação Financeira precoce na formação do cidadão e as possibilidades de se desenvolver ações de Reeducação Financeira", dos acadêmicos Marco Aurélio Silva Preve e Wander Luiz da Rocha Flor, sob orientação da professora Rosana Camilo da Rosa, foi premiado na última quinta feira como o melhor Trabalho de Final de Curso do curso de Matemática pela UNITEC, Unidade de Articulação Acadêmica de Ciências Tecnológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, campus Tubarão/SC.
O trabalho, que faz importantes considerações sobre os vestígios das origens da Matemática Financeira ao longo da história, apresenta algumas definições relacionadas ao termo Educação Financeira destacando a importância da organização financeira familiar, bem como as possibilidades de se desenvolver um processo de reeducação financeira junto à diferentes grupos de famílias.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro do ano de 2010 desenvolveu-se um processo de reeducação financeira junto a uma amostra de famílias residentes nas cidades de Imaruí/SC e Tubarão/SC. Para a realização desse estudo, utilizamos como instrumento uma planilha de controle orçamentário bem como transmitimos noções em Educação Financeira por meio de reflexões em visitas realizadas junto às famílias, mensalmente. Utilizou-se, ainda, um questionário que foi respondido pelas mesmas amostras de famílias, cujas respostas foram analisadas de modo a conhecer o perfil sócio-econômico e cultural das mesmas e identificar formas de organização financeira.
Acredita-se que o ensino da Educação Financeira precoce contribui significativamente para uma vida financeira mais sólida, diminuindo o número de cidadãos perdulários e formando indivíduos capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual.